Excelência e Conformidade desde 1993

Fundada em agosto de 1993, a SEMETRA se destaca como uma organização especializada no fornecimento de serviços de excelência nas esferas de segurança e medicina ocupacional. Nosso compromisso primordial é operar de acordo com as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego e as Instruções Normativas (INs) do Ministério da Previdência Social. Com décadas de experiência no mercado, nós nos esforçamos para garantir o bem-estar e a segurança no ambiente de trabalho, sempre visando a satisfação máxima de nossos clientes.

 

Nosso escritório principal está estrategicamente situado no coração de São Paulo, a poucos passos das estações de metrô República, São Bento e Anhangabaú. Nossa equipe altamente qualificada é composta por 50 profissionais registrados, dedicados a garantir a satisfação integral de nossos clientes.

Contamos com nove consultórios médicos, todos projetados com foco na agilidade do atendimento. Além disso, nossa infraestrutura contemporânea inclui uma cabine audiométrica e salas adicionais para realização de ampla gama de exames complementares.

Com o passar dos anos, a SEMETRA tem se orgulhado de estabelecer parcerias duradouras com cerca de 10 mil empresas, proporcionando assistência a aproximadamente 100 mil indivíduos. Continuamos a crescer e a inovar, comprometidos em servir nossos clientes com o mais alto padrão de cuidado.

Semetra na mídia

Cláudio Borges - Diretor
Viviane Vieira - Gerente Comercial
Gláucia Gatti - Ass. Diretoria & Coordenadora de Segurança do Trabalho

Missão

Excelência na prestação de serviços, atendendo suas necessidades através de preço justo e benefícios satisfatórios​

Visão

Oferecer serviço de qualidade, orientando nossos clientes a promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Valores

Permanecer como referência na prestação de serviços de Saúde e Segurança do Trabalho.

Nossa Equipe

Contamos com uma equipe comercial altamente qualificada que se dedica a oferecer um atendimento exclusivo e personalizado. Entendemos que cada cliente é único, e é por isso que fazemos questão de compreender plenamente suas necessidades e particularidades.

Silvana Braz

Rolar para cima

O que é eSocial e como ele se relaciona com a Segurança do Trabalho

O eSocial é uma plataforma do Governo Federal que centraliza as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador em relação aos seus empregados.

Dessa forma, é por meio dele que as empresas devem mandar os documentos necessários para cumprir com a SST. Neste sistema, o governo fornece o manual, leiaute e tabelas referentes aos grupos, eventos e prazos.

A informação deve ser prestada imediatamente. Isso faz com o que o governo tenha em mãos todos os dados a respeito de como a empresa está lidando com a segurança e saúde dos seus funcionários.

Por isso, para manter a empresa em regularidade com as exigências legislativas, é importante certificar que todas as informações estejam atualizadas.

A Saúde e Segurança no Trabalho é importante pois é o principal mecanismo para cuidar da saúde geral do colaborador. Isso porque, ela zela por aspectos fisicos e emocionais e ajuda a:

  • Diminuir a taxa de absenteísmo:
  • Reduzir o número de acidentes de trabalho;
  • Diminuir a taxa de turnover;
  • Aumentar a produtividade;
  • Reduzir custos;
  • Impedir o desenvolvimento de doenças ocupacionais;
  • Aumentar o bem-estar do colaborador.

Implantação:
O cronograma de implantação do eSocial foi dividido em quatro grupos, de acordo com o tipo e faturamento da empresa. No entanto, a partir de janeiro de 2023, o envio dos eventos de SST por meio digital, tornou-se obrigatório para todas as empresas Quem não se adequar a esse formato estará sujeito a penalidades.

Isso significa que todo empreendimento que tenha funcionários registrados na CLT está sujeita à obrigatoriedade do envio de eventos no eSocial para saúde e segurança do trabalho, mesmo que ela possua apenas um colaborador.

Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no eSocial.
Há no momento três tipos de eventos SST a serem enviados no eSocial.

  • S-2210 – S-2220 – S-2240

Comunicação de Acidente de Trabalho – S-2210
Esse evento é utilizado para comunicar a ocorrência de um acidente de trabalho. Ele é obrigatório em todas as ocorrências, não apenas naquelas que envolvem afastamento da função. Para esse evento de SST no eSocial, o prazo para comunicação é de 1 dia útil após a ocorrência em caso de dano fisico No entanto, se o acidente resultar em morte, a comunicação deve ser imediata.

Monitoramento da Saúde do Trabalhador – S-2220
O evento detalha informações em relação ao monitoramento da saúde do trabalhador… que é feito por meio de análises médicas. Todos os exames médicos, no decorrer do vinculo empregatício, precisam constar no documento, assim como suas datas.

O documento deve ser enviado até o dia 15 do mês seguinte à realização do exame

Condições Ambientais do Trabalho – S-2240
Esse evento tem como objetivo detalhar as condições de trabalho às quais o colaborador é submetido.

No documento, é preciso constar os riscos aos quais o trabalhador está exposto durante a execução de suas tarefas rotineiras. Esses fatores de atenção são definidos de acordo com a “Tabela 24 Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria Especial” do eSocial.

Nesse caso, o prazo é até o dia 15 do mês seguinte ao inicio da obrigatoriedade dos eventos de SST ou da contratação do novo colaborador.

O que é CIPA+A? Qual seu objetivo? E qual empresa deve implantá-la?

CIPA+A é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.
Tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compativel permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

Todas as empresas são obrigadas a constituir a CIPA+A, de acordo com o dimensionamento de sua empresa, conforme Quadro I desta NR.
As empresas que não se enquadrarem no dimensionamento da CIPA+A deverão indicar um representante para esta NR.

Sendo ainda obrigação da CIPA+A, dentre as diversas alterações, (§2º do artigo 23. Lei 14.457/2022) estabelece que as empresas devem promover um meio ambiente laboral seguro e saudável, utilizando-se de medidas de prevenção e de combate ao assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho por meio da CIPA

Quais os principais documentos exigidos para atender as questões do eSocila?

Os principais documentos exigidos, são PCMSO, Exames, PGR e LTCAT.

NR 7 – PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Esta Norma Regulamentadora (NR) estabelece diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) nas organizações, com o objetivo de proteger e preservar a saúde de seus empregados em relação aos riscos ocupacionais, conforme avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco – PGR da empresa.

Exames médicos:

Admissional, Demissional, Periódico, Retorno ao Trabalho, Mudança de Risco e Demissional.
Os exames clínicos e complementares, devem ser realizados conforme o PCMSO da empresa.

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

A empresa deve implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos ocupacionais em suas atividades, com o objetivo de:

  • evitar os riscos ocupacionais que possam ser originados no trabalho;
  • identificar os perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde;
  • avaliar os riscos ocupacionais indicando o nível de risco;
  • classificar os riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção;
  • implementar medidas de prevenção, de acordo com a classificação de risco ena ordem de propriedade estabelecida na alínea “g”do subitem 4.1;
  • acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.

LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho.

O LTCAT é um laudo conclusivo, que tem a finalidade de explicar as condições dos ambientes de trabalho, mostrando todos os agentes – químicos, físicos, biológicos – que causam prejuízo à saúde do trabalhador em cada ocupação.

Guia de Encaminhamento para Exames

Baixe aqui o documento com o formulário. O mesmo deverá ser preenchido no MS Word a partir da versão 97-2003, impresso em folha no formato A4 (21cm X 29,7cm) e apresentado no balcão de atendimento da Semetra.

Se preferir, envie o arquivo já preenchido por e-mail para recepcao@semetranet.com ou recepcao.semetra@gmail.com. Inclua também, no campo assunto da mensagem, três informações fundamentais: “Guia de encaminhamento – nome da empresa solicitante – seu nome completo”.

Orçamento de prestação de serviços